Esse feriado fui até o Paraguai com minha namorada e um casal amigo nosso pra fazer compras, saímos de Curitiba perto da meia noite na quarta feira e chegamos na fronteira perto das 9 da manhã. As estradas para lá são bem conservadas, porém o preço dos pedágios é um absurdo(como todos os outros no Brasil),~$R150,00 ida e volta, também existe o problema de a maioria do percurso ser em pista simples. Chegando na fronteira, perto de atravessar a ponte da amizade começa a loucura, primeiro uma grande quantidade de flanelinhas ficam na rua fazendo sinais para você parar o carro, querendo indicar estacionamentos, mototaxis, taxis etc., nós preferimos não arriscar pois soubemos que roubos lá são constantes, então sempre andamos com o vidro fechado e sem dar atenção para nenhum flanelinha. Atravessar a ponte foi tranqüilo também, basta passar algumas passarelas, andar um pouco e pronto, você está no Paraguai.
A primeira coisa que você nota ao atravessar a ponte é a loucura do transito no lado paraguaio, motoristas não se importam com os pedestres e jogam os carros pra cima de você sem pensar duas vezes, tomem cuidado. Quando você começa a pesquisar os preços encontra muitas lojas com tudo parecido, são milhares de celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, etc., encontrar pedintes é muito comum também, eles te abordam a todo momento querendo vender de tudo, inclusive oferecendo “armas” e “bagulho”, achei estranho, mas muitos paraguaios que me abordaram me ofereceram a mesma coisa, vai entender né. O fluxo de pessoas é muito grande, achei um caos fazer nossas compras, além do que a cidade é muito suja e desorganizada. Após comprar tudo, hora de voltar(graças a Deus), a volta também é muito tranqüila, sem nenhum problema, nem sequer precisamos confirmar o valor das compras e talz, atravessamos direto do Paraguai para o Brasil. Não pretendo voltar tão cedo fazer compras por lá, me contento com o mercado livre rsrs. A parte legal foi a visita às cataratas do Iguaçu, um espetáculo, visual e organização dignas de 1° mundo. Ao chegar no parque temos que comprar os tickets que custam R$ 27,00 por pessoa(para brasileiros), dão direito ao transporte e entrada no parque, o transporte é feito por ônibus e nas paradas dentro do parque tem opções de trilhas, rapel, tirolesa entre outros mas a principal atração é a trilha das cataratas, nela chegamos até o mirante que fica muito próximo as quedas da cachoeira, as fotos dizem tudo, esse passeio valeu a pena.
Uma ótima dica para buscar os hotéis é usar o aplicativo Booking, ele te permite buscar muitas opções de hotéis e valores bem baixos, aproveite pra ganhar R$50,00 na sua reserva acessando o link https://www.booking.com/s/11_6/jeancr84